Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Semed forma turma em curso avançado de Libras

Data da notícia: 2023-12-01 10:06:07
Foto: Assessoria
Durante o evento de encerramento, os formandos realizaram diversas apresentações em Libras

Durante o evento de encerramento, os formandos realizaram diversas apresentações em libras, retratando histórias como, “A ilha dos sentimentos, a pantomima do Guarda-Chuva, a piada da Pescaria, pantomima do circo de Charlie Chaplin, Invisibilidade do surdo: A inclusão não é um favor e sim um direito, a piada O lenhador e a árvore surda, teatro do Salmos 23, entre outros.

Os participantes receberam os conteúdos durante o curso, sobre os aspectos fonológicos da Libras, identidade e cultura surda, fundamentos básicos da tradução e interpretação de Libras, código de ética do intérprete de libras, interpretação de contos infantil, interpretação na modalidade voz (Libras/Língua Portuguesa), práticas de interpretação simultânea e consecutiva e metáforas em libras.

Além de conceito de boias no discurso e seu uso, tradução de histórias libras/língua portuguesa, tradução de vídeos produzidos pelos surdos do curso, criação de diálogos em libras, interpretação de poemas, tradução de histórias infantis, tradução e interpretação de poemas, piada e histórias.

A coordenadora de Ensino de Libras, Bruna Monteiro, destacou que essa formatura foi muito impactante, devido a todo trajeto realizado durante o ano. “Foi muito bom ver que teve alunos que participaram do curso básico, intermediário e concluiu o avançado, mesmo diante das dificuldades. Parabéns para todos os alunos, a nossa comunidade precisa de profissionais na área”, pontuou. Ela afirmou ainda, que para 2024, o objetivo é continuar com a capacitação, principalmente com professores da Rede Municipal de Ensino (RME) e toda equipe escolar para tornar o ambiente 100% acessível.

Fonte: Hiandra Trindade - CSC




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.